A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) solicitou ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a realização de testes de geração nesta terça-feira (26/8) na Usina Termelétrica (UTE) Termoceará, para comprovação da disponibilidade de eventual despacho em 2025.
O despacho poderá trazer benefícios para a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) neste ano. Estudos prospectivos do ONS indicaram a necessidade de despacho termelétrico para os próximos meses de 2025, com destaque para o momento do horário de ponta.
Em ofício circular em julho último, a Aneel informou aos agentes termelétricos sobre a possibilidade de testes em usinas selecionadas.
A usina
A Termoceará é uma usina termelétrica inserida no Complexo Industrial do Porto do Pécem na região metropolitana de Fortaleza, cidade de Caucaia-CE. Ela é uma das unidades de geração de energia elétrica da Petrobras e utiliza como combustível o gás natural e diesel.
Inaugurada em 2002, a Termoceará possui uma capacidade de Potência Instalada de 220 MW (GN) com Eficiência Energética de 36,4%. A Operação Comercial em ciclo combinado teve início em julho de 2002.
A função da Termoceará é produzir energia elétrica para abastecer o sistema interligado nacional, contribuindo para o suprimento energético da região.
Leia também: Entenda como a Petroborn transforma campos maduros em sucesso na BA




























