Localizada na Base Naval de Aratu, a poucos quilômetros do Porto de Salvador, a Vulcano Agrominerais vem ganhando destaque no cenário agrícola nacional. A empresa é responsável pela produção do primeiro remineralizador de solo do Norte e Nordeste, um insumo natural e sustentável que já conquistou espaço em diversos estados, do Espírito Santo a Mato Grosso, passando por Minas Gerais e boa parte do Nordeste.
“É um produto bem versátil”, afirmou Stéfano Lima, administrador e gestor comercial da empresa, em entrevista ao programa Webinar da Indústria. Ele destacou a ampla aplicação do remineralizador Vulcano em mais de 30 culturas na Região Nordeste, com foco em soja, milho, cana-de-açúcar e café.
Com mina de extração em Salvador, a Vulcano alia tecnologia agrícola a responsabilidade ambiental. Seu produto é registrado no Ministério da Agricultura, possui certificações reconhecidas e atende diferentes cadeias produtivas. Sempre com a promessa de preservar o solo sem abrir mão da produtividade. “Nos últimos anos, observamos crescimento na demanda pelo remineralizador em torno de 50%, especialmente na Bahia e em estados como Pernambuco e Alagoas”, destaca Stéfano.
O grande diferencial do Vulcano é sua composição: 100% natural, produzido a partir da fragmentação de rochas selecionadas, sem qualquer transformação química. Esse processo, além de ser sustentável, melhora a qualidade do solo e aumenta a produtividade. A ação do produto ocorre pela liberação lenta e gradual de nutrientes essenciais, como cálcio, magnésio e silício. Essa liberação contínua estimula a biologia do solo, melhora sua estrutura e corrige a acidez.
Ganhos de produtividade
Os resultados práticos comprovam a eficácia do remineralizador. Stéfano Lima citou cases de sucesso que demonstram ganhos expressivos para os agricultores. Em um cafezal no Planalto da Conquista, um produtor alcançou um aumento de 15% na produção e uma redução de 30% no uso de fertilizantes químicos. Na cultura da cana-de-açúcar, um cliente em Alagoas registrou um ganho de produtividade de até 13%.
Além de ganhos de produtividade e sustentabilidade, o remineralizador da Vulcano foi incluído no Plano Safra, facilitando o acesso ao crédito para produtores que apostam na fertilidade de longo prazo. Com o mercado em expansão – hoje já são nove produtores de remineralizadores no Nordeste – e o apoio de políticas públicas, a Vulcano Agrominerais se posiciona como um dos principais agentes de transformação do agronegócio no Brasil, mostrando que é possível unir produtividade, rentabilidade e responsabilidade ambiental.
Leia também: Senai Cimatec sedia produção pioneira de equipamentos para o pré-sal



























