O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está com inscrições abertas para o seu novo Programa de Trainee – “Conecte sua energia ao futuro”. Serão até dois anos de formação, em formato híbrido, com carga horária de 40 horas por semana. No momento da inscrição, os candidatos fazem a opção pela localidade do ONS em que desejam atuar: Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife e Brasília.
Com nova estrutura, o programa de trainee do ONS oferece vagas para as áreas de Engenharias Elétrica, Energia, Produção, Civil, Ambiental, Telecomunicações e Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Psicologia, Administração, Direito, Economia, Comunicação, Ciências Contábeis, Meteorologia e áreas correlatas.
Além de salário compatível com o mercado, a ONS oferece uma série de benefícios, como Vale-Refeição e/ou Alimentação, Vale Transporte, Assistência Médica, Previdência Privada, Participação nos resultados, Assistência Dental, Reembolso Educacional para filhos de até 7 anos, dentre outros.
As inscrições podem ser realizadas pelo site https://traineeons2025.com.br. A seleção será feita em parceria com a empresa Eureca, especializada na atração de talentos em início de carreira.
Para o diretor-geral do ONS, Marcio Rea, investir em novos talentos é essencial para garantir a sustentabilidade e a inovação no setor elétrico brasileiro. “Com o Programa Trainee, o ONS abre suas portas para jovens profissionais comprometidos com a excelência, preparados para contribuir com soluções que acompanhem as demandas da sociedade e os desafios do nosso sistema”, explica.
Novidades
Além de incluir as melhores práticas de mercado, com trilha de desenvolvimento estruturada (rodízio em até três áreas ao longo de um ano), mentorias, treinamentos e atuação em projetos estratégicos ao lado de um corpo técnico altamente qualificado; a iniciativa traz algumas novidades. Entre elas está a extensão do programa a estudantes com formatura prevista até dezembro de 2026 e formados há, no máximo, dois anos (a partir de dezembro de 2023). Outra informação importante é que não há exigência de registro no CREA para os trainees das áreas de Engenharia.
De acordo com a diretora de Assuntos Corporativos do ONS, Elisa Bastos, o remodelamento traz mais flexibilidade no perfil dos candidatos e reforça o compromisso do ONS com diversidade, inovação e desenvolvimento profissional. A intenção, segundo Elisa, é formar talentos diversos, preparados para enfrentar os desafios do presente e liderar as transformações do futuro. “Queremos oferecer uma experiência que desenvolva habilidades técnicas e humanas de forma a ampliar horizontes e construir caminhos mais inclusivos”, declara Elisa.
Leia também: Banco Central cria teto de R$15 mil para Pix e TED

























