O Nordeste já conta com políticas públicas regionais de peso, como as da Sudene, mas ainda engatinha quando o assunto é aproveitar todo o arsenal de incentivos fiscais e financiamentos para inovação. Essa foi a avaliação de Armando Rodrigues, gerente de Negócios do FI Group, em entrevista ao Webinar da Indústria.
A consultoria atua na gestão de incentivos fiscais e financiamento à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), e reforça a importância da Lei do Bem, principal mecanismo de estímulo à inovação no país. O dispositivo permite que empresas no regime de Lucro Real deduzam de forma ampliada as despesas com PD&I. Mas, segundo Rodrigues, o instrumento segue subutilizado no Nordeste e muitas companhias deixam de somar benefícios fiscais regionais e federais, perdendo competitividade.
Além dos incentivos tributários, os financiamentos públicos também são uma peça-chave. Eles podem vir em forma de empréstimos subsidiados, com juros abaixo do mercado, ou até mesmo de recursos não reembolsáveis. “É essencial que as organizações compreendam que os incentivos podem ser utilizados de forma cumulativa. Os benefícios regionais não anulam os federais, mas se complementam”, destacou o executivo, durante entrevista ao programa Webinar da Indústria.
Entre os gargalos para o avanço da inovação na região estão a infraestrutura deficitária, a burocracia e a insegurança jurídica. “O apoio de consultorias especializadas torna-se um diferencial para potencializar e simplificar o acesso a essas ferramentas”, analisou Rodrigues.
Os setores com maior potencial de crescimento no Nordeste são a indústria e a tecnologia da informação. O PIB industrial da região deve crescer 5% em 2025, acompanhando a retomada nacional, impulsionada pela Nova Indústria Brasil (NIB). Para o FI Group, esse é o momento de intensificar sua presença na região. A empresa já conta com escritório no Recife e planeja instalar uma equipe técnica exclusiva para liderar novos projetos estratégicos.
Leia também: Foton celebra 29 anos de história e reforça importância estratégica do Brasil
























