O consumo de eletricidade no transporte rodoviário brasileiro registrou forte alta nos últimos anos, acompanhando o crescimento acelerado da frota de veículos eletrificados no país. O número de licenciamentos acumulados desses veículos passou de 1,9 mil em 2020 para mais de 215 mil em 2024, um aumento de mais de 100 vezes em apenas cinco anos. Os dados são do Balanço Energético Nacional 2025, divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) junto com o Ministério de Minas e Energia (MME).
Esse avanço refletiu diretamente no consumo de energia elétrica pelo setor, que saltou de 14 gigawatt-hora (GWh) em 2020 para 309 GWh em 2024 num aumento de mais de 2.000%. Os automóveis foram responsáveis por mais de 90% do total de veículos eletrificados em circulação, seguidos por comerciais leves, ônibus e caminhões.
A tendência é impulsionada por fatores como a maior oferta de modelos no mercado, a redução dos preços e a ampliação da autonomia desses veículos. Com isso, a eletrificação do transporte começa a ganhar escala e se torna um elemento cada vez mais relevante na transição energética brasileira.
BEN
O Balanço Energético Nacional é publicado anualmente ao final do primeiro semestre, reunindo estatísticas referentes ao ano anterior. A publicação apresenta a contabilização relativa à oferta e ao consumo de energia no Brasil, contemplando as atividades de extração de recursos energéticos primários, a conversão em formas secundárias, importação e exportação, a distribuição e o uso final da energia.
Desde 2004, a responsabilidade pela elaboração e publicação do BEN é da Empresa de Pesquisa Energética, órgão técnico vinculado ao Ministério de Minas e Energia.
Acesse aqui o Relatório Final do Balanço Energético Nacional (BEN) 2025 (ano base 2024) e aqui o Relatório Síntese do BEN 2025 (ano base 2024).
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